Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dessa casa em Phu Quoc, Vietnã, é inspirado em um jovem casal que vive na ilha e compartilha suas preocupações sobre o fornecimento instável de água doce para os residentes devido ao excessivo desenvolvimento da infraestrutura turística, que esgotou os aquíferos. Considerando a alta salinidade da ilha e as intensas chuvas acompanhadas de ventos fortes que danificam as estruturas, o casal deseja uma casa acessível, sustentável e ecológica que possa captar água da chuva para atender às suas necessidades diárias.
O projeto começa com a proposta simples de um grande telhado cobrindo todo o espaço de estar abaixo. Toda a área do telhado coletará água da chuva em grandes tanques posicionados ao redor do jardim. A água coletada será filtrada e utilizada para atividades diárias, com uma parte reservada para irrigação.
Abaixo deste grande telhado, um corredor contínuo envolve a casa, separando os espaços de estar internos e externos. Este corredor atua como uma zona de amortecimento, protegendo as paredes da luz solar direta para reduzir a temperatura interna e resguardando a estrutura dos ventos fortes e da chuva, aumentando assim a durabilidade da edificação.
A área do corredor forma um circuito fechado ao redor da casa, servindo como um espaço para atividades inesperadas. Ele atua como uma zona de amortecimento que conecta as pessoas com a natureza. O corredor é projetado com níveis alternados seguindo o terreno suavemente inclinado, conectando-se a um pequeno pátio, que leva à sala de estar, cozinha e quartos. Este desenho enriquece a experiência da vida cotidiana, criando os momentos mais agradáveis durante dias chuvosos ou ensolarados.
Ao abordar necessidades fundamentais e utilizar técnicas amplamente disponíveis, propomos uma solução que alcança a sustentabilidade ambiental, garante os valores centrais da arquitetura residencial e cria um espaço que conecta as pessoas com a natureza e seu entorno.